Como instalar o Android no VirtualBox

Como instalar o Android no VirtualBox

04/04/2020 Notícias 7

Se você está ansioso para experimentar o Android, mas não necessariamente quer usar todo o computador para a tarefa , a melhor opção é executá-lo em uma máquina virtual usando o VirtualBox . Na verdade, é muito fácil de configurar e oferece a você a experiência completa do Android em questão de minutos. Vamos fazer isso.

Você precisará de algumas coisas para começar:

  • VirtualBox : faça o  download e instale o VirtualBox,  caso ainda não o possua – ele está disponível para Windows, macOS e Linux.
  • O ISO x86 do Android:  você precisará  obter o ISO x86 do Android  para qualquer versão do Android que queira experimentar. No momento da redação deste artigo, o Android 9.0 (Pie) é a versão mais estável, que é o que estou usando aqui.

Antes de começar, também recomendo garantir que as opções de virtualização estejam ativadas no BIOS do seu PC . Caso contrário, você encontrará muitos problemas mais tarde e as coisas não funcionarão como deveriam. Você foi avisado!

Depois de ter essas coisas, você está pronto para começar.

Como criar uma máquina virtual para Android

Vá em frente e inicie o VirtualBox, depois clique no botão “Novo” para criar uma nova máquina virtual.

Nomeie a máquina virtual como desejar (estou usando o nome “Android” faz sentido, né?) E selecione “Linux” como o tipo e “Linux 2.6 / 3.x / 4.x (32- bit) ”como a versão. Clique em Avançar.

Para memória, poderíamos colocar 2048 MB, especialmente se você estiver usando uma versão de 32 bits do Android (ele roda normal, mas para um desempenho mais agradável vamos colocar 4096 MB). Se você estiver usando uma compilação de 64 bits, sinta-se à vontade para usar o quanto quiser. Depois de definir o valor, clique em Avançar.

Clique em “Next” para começar a construir sua máquina virtual. Para o tipo de disco rígido, deixe-o definido como VDI.

Deixe o tamanho do disco rígido definido como Alocado Dinamicamente, o que permitirá que o disco rígido virtual aumente conforme necessário.

Na próxima etapa, você pode escolher em quanto armazenamento deseja alocar à máquina virtual – mesmo que ela seja redimensionada dinamicamente, não será permitido crescer além do tamanho definido aqui. Escolha o tamanho que funcione melhor para o seu sistema. Estou deixando isso em 8 GB.

Por fim, clique no botão Criar.

BINGO!  Assim, sua nova máquina virtual está pronta para uso.

Como instalar o Android em uma máquina virtual

Com a sua máquina configurada, selecione a mesma e clique em Iniciar na parte superior.

Quando a máquina iniciar, selecione a ISO do Android que você baixou. Ele deve permitir que você escolha isso assim que o iniciar, mas, se não, clique em Dispositivos> Unidades ópticas> Escolher imagem de disco e selecione seu ISO do Android. Em seguida, use Máquina> Redefinir para reiniciar a máquina virtual.

NOTA: Quando você clica na janela do VirtualBox, ele captura automaticamente o mouse e o teclado. Para liberar o mouse e o teclado, basta tocar na tecla Ctrl direita (ou AlgGr, no caso de notebooks) do teclado.

Depois que a máquina virtual carrega o ISO, use o teclado para rolar para baixo até “Installation – Install Android-x86 to harddisk” e pressione enter. Isso iniciará o instalador do Android.

Escolha partições “Create/Modify”. Na tela GPT, basta escolher “No”.

Na tela do utilitário de disco, selecione “New”.

Crie um disco primário e permita que ele use todo o espaço em disco virtual que você escolheu anteriormente. Nesse caso, são 8 GB. Isso deve ser selecionado por padrão.

Pressione Enter na opção “Bootable” para tornar a partição inicializável, depois escolha “Write”. Aperte Enter.

Você precisará digitar “yes” e aperta Enter na tela a seguir para verificar se deseja gravar a tabela de partições no disco.

Quando terminar, vá a opção “Quit” e aperte Enter.

Selecione a partição que você acabou de criar para instalar o Android e aperte Enter.

Selecione “ext4” para formatar a partição.

Clique em “Yes” e aperte Enter na próxima tela para verificar.

Escolha “Yes” para instalar o carregador de inicialização GRUB.

Escolha “Yes” para tornar a pasta / system regravável.

Quando tudo estiver terminado, você pode optar por reiniciar o Android ou redefinir. Sinta-se à vontade para fazer qualquer coisa aqui, mas não esqueça de desmontar o arquivo ISO primeiro. Caso contrário, ele será inicializado de volta no instalador!

Usando o Android no VirtualBox

A partir daqui, o processo de configuração é bastante simples – você configurará essa coisa como qualquer outro dispositivo Android, com uma exceção: você não ativará o Wi-Fi. A máquina virtual usará a conexão do seu PC.

Então sim, basta fazer login e concluir a configuração. Você está pronto para usar!

Esta não é a maneira mais rápida de executar aplicativos Android no seu PC. No entanto, o Android-x86 fornece acesso a um sistema Android completo em uma máquina virtual. É uma ótima maneira de se familiarizar com um sistema Android padrão ou apenas experimentá-lo como você experimentaria com uma máquina virtual executando qualquer outro sistema operacional.

NOTA: Caso, ao iniciar a máquina virtual após a instalação, a tele ficar estática no “#console”, vá nas configurações da máquina virtual: Monitor>Tela(S) e na opção “Controladora Gráfica”, selecione a opção: VBoxSVGA. A opção “Aceleração” deve está com a opção “Habilitar Aceleração 3D” desabilitada.

 

7 comentários

  1. GIDENILSON ALVES SANTIAGO disse:

    Muito bom o tutorial.

    Mas não consegui instalar porque na hora de inicializar aparece o erro “Falha para abrir uma sessão para a máquina virtual” 🙁

    Tem como me ajudar?

    Obrigado.

  2. klebes santos disse:

    ótima dica sempre quando preciso instalar venho aqui ver este velho tutorial

  3. Usuário 1 disse:

    Otimo tutorial, obrigado por compartilha-lo.

  4. Sérgio Pereira Bueno disse:

    Quando eu finalizo fica x86:/ e piscando o #, como devo proceder?

    • Ricardo disse:

      NOTA: Caso, ao iniciar a máquina virtual após a instalação, a tele ficar estática no “#console”, vá nas configurações da máquina virtual: Monitor>Tela(S) e na opção “Controladora Gráfica”, selecione a opção: VBoxSVGA. A opção “Aceleração” deve está com a opção “Habilitar Aceleração 3D” desabilitada.

  5. Excelente tutorial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.