Ransomware Ryuk Ataca Várias Redes Empresariais e Já Soma $640.000 Em Resgates

Ransomware Ryuk Ataca Várias Redes Empresariais e Já Soma $640.000 Em Resgates

23/08/2018 Notícias 1

Ransomware Ryuk está se espalhando visando várias redes corporativas em todo o mundo e criptografando vários dados em dispositivos de armazenamento, computadores pessoais e data centers.

O atacante ganhou mais de US $ 640.000 de várias vítimas, exigindo 15 BTC a 50 BTC, a fim de recuperar seus arquivos. Empresas dos EUA e outros países estão severamente afetados pelo Ransomware Ryuk.

Curiosamente, uma análise mais aprofundada revelou que o Ransomware Ryuk usou alguns dos recursos do Ransomware HERMES, que é distribuído pelo Grupo Note-Coreano APT Lazarus.

Os pesquisadores acreditam que o Ryuk pode ser outra campanha direcionada do Grupo Lazarus ou derivado do código-fonte do Malware HERMES.

Nesse caso, os invasores selecionam cuidadosamente o alvo e ele é criado intencionalmente para redes corporativas de pequena escala e para ataques realizados manualmente pelos invasores.

Fluxo de Ataque d0 Ransomware Ryuk

Inicialmente, o Ryuk foi distribuído através de campanhas de spam massivas, kits de exploração e algumas operações específicas, como mapeamento extensivo de rede, hacking e coleta de credenciais necessárias antes de cada operação.

Os invasores que usam a mesma lógica de criptografia encontrada no ransomware HERMES. As semelhanças da lógica do processo de criptografia são quase as mesmas que do Ryuk.

O Ryuk Ransomware elimina mais de 40 processos do Windows e para mais de 180 serviços, executando taskkill e net stop em uma lista de nomes de serviços e processos predefinidos.

A maioria dos serviços e processos pertence ao software de antivírus, banco de dados, backup e edição de documentos.

De acordo com pesquisa da Checkpoint, a técnica de injeção de código contém a principal funcionalidade usada pelo ransomware para criptografia de arquivos. Ele é iniciado pela descriptografia de uma lista de strings de nome de função de API usando uma chave predefinida e uma matriz dos comprimentos de string que são usados ​​para carregar dinamicamente as funções correspondentes.

Duas amostras diferentes foram descobertas e as notas de resgate de ambas as versões são muito semelhantes as enviadas à vítima.

“Nota mais longa, bem redigida e bem formulada, que levou ao maior pagamento registrado de 50 BTC (cerca de US $ 320.000) e uma nota mais curta e mais direta, que foi enviada para várias outras organizações e também levou a alguns pagamentos de resgate. entre 15-35 BTC (até US $ 224.000). ”

Depois de concluir todas as primitivas criptográficas, ele criptografa todas as unidades e compartilhamentos de rede no sistema de vítimas, exceto o arquivo ou diretório contendo o texto de uma lista de desbloqueio codificada, que inclui “Windows”, “Mozilla”, “Chrome”, “RecycleBin”. e “Ahnlab”

Isso com o propósito de deixar o navegador da vítima intacto, pois pode ser necessário para ler a nota de resgate, comprar a criptomoeda e assim por diante.

Os atacantes usam várias carteiras e as vítimas precisam pagar a carteira específica que receberam dentro das notas do Ransomware.

O pesquisador acredita que esse Ransomware é um ataque completamente direcionado e que visa especificamente redes de empresas.

Fonte: GBHackers.

 

Um comentário

  1. Eve Hunt disse:

    Thanks for sharing excellent informations. Your site is very cool. I’m impressed by the details that you have on this web site. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this web page, will come back for extra articles. You, my friend, ROCK! I found just the info I already searched everywhere and just could not come across. What an ideal site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.