Dark Web Market: O custo de malwares, exploits e serviços

PorWagner Lindemberg

Dark Web Market: O custo de malwares, exploits e serviços

Você pode ter uma ideia sobre o que acontece na Dark Web. Caso você não saiba, a Dark Web é a parte da internet não indexada pelos mecanismos de busca. Portanto, é necessário um software especial para acessar o conteúdo. O mercado da Dark Web é um local para a compra e venda de materiais ilícitos. Esqueça drogas e armas por enquanto, vamos nos concentrar em softwares e serviços maliciosos. Usuários com más intenções estão negociando com eles e ganhando muito dinheiro com isso.

Um relatório recente da Positive Technologies, uma empresa de segurança, destaca o florescente mercado da Dark Web. O relatório baseia-se em 25 plataformas de negociação na Dark Web com mais de 3 milhões de usuários. Mais de 10000 anúncios foram analisados. Resultados interessantes foram verificados.

Malware

O malware desempenha um papel vital em vários ataques cibernéticos. Vários tipos de malware estavam à venda, cada um com custos variados. De acordo com a popularidade baseada nos anúncios encontrados, os crypotominers estavam no topo da lista em popularidade.

Data-stealing Trojans (stealers): eles roubam senhas da área de transferência, interceptam as teclas digitadas, são capazes de contornar ou desabilitar o software antivírus e também podem enviar arquivos para o e-mail do invasor. Um stealer custa cerca de US $ 10. Observe que os dados roubados (credenciais para contas de e-mail, redes sociais, etc.) obtidos usando esses stealers podem custar muito mais.

Ransomware: um Ransomware criptografa seu sistema e / ou os arquivos e exige um resgate antes da descriptografia. O custo médio de obtenção de tal malware é de US $ 270.

RATs: os RATs (RATs – Remote Access Trojans) permitem que um invasor rastreie as ações do usuário, capture a tela, execute arquivos e execute comandos, ative a webcam e também o microfone e baixe os arquivos da Internet. Os RATs populares incluem: DarkComet, CyberGate, ProRAT, Turkojan, Back Orifice, Cerberus Rat e Spy-Net. O custo para obter um? Uma média de US $ 490. Alguns RATs desenvolvidos como programas legais para gerenciamento remoto de computadores têm uma assinatura mensal que custa cerca de US $ 1.000.

Botnet: os preços para criar uma botnet começam em US $ 200 no mercado paralelo. Um pacote completo com programas de servidor e demais módulos custará entre US $ 1.000 e US $ 1.500.

Malware ATM: esses trojans são usados ​​para roubar dinheiro de caixas eletrônicos. O hacking de ATMs é lucrativo, considerando o fato de que um único ATM pode conter cerca de US $ 200.000. Os preços do malware ATM começam em US $ 1.500 e são considerados os mais caros de todos os malwares. Além disso, um único malware pode ser usado para atacar vários caixas eletrônicos.

Exploits

Os exploits identificam as vulnerabilidades de um sistema ou software e aproveitam-se delas. Os exploits listados na Dark Web são personalizadas para várias plataformas. Os exploits baseadas em Windows são mais populares devido a um amplo tamanho de mercado. No período 2017-2018, o preço médio de uma exploração é de US $ 2.540. As explorações para a família macOS variaram de US $ 2.200 a US $ 5.300.

Serviços

Algumas pessoas preferem contratar cibercriminosos para fazer o trabalho sujo para eles:

  • Desenvolvedor de malware: a partir de US $ 500.
  • Ofuscador de malware: pode ganhar cerca de US $ 25 mensais, se por assinatura.
  • Distribuidor de malware: cerca de US $ 15 em média.

As informações listadas acima são obviamente para fins informativos. É uma má ideia participar das vendas desses produtos, especialmente na Dark Web.

Fonte: Latest Hacking News.

Sobre o autor

Wagner Lindemberg administrator

Especialista em Segurança da Informação, Análise de Vulnerabilidades, Testes de Intrusão (Pentest) e Perito Forense Computacional.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.